Na volta às aulas presenciais a tecnologia deixa de ter espaço no aprendizado?

Você lembra como era a sua vida antes dos smartphones, das redes sociais e da internet? Provavelmente lembra desse momento da vida como algo distante, especialmente se você faz parte da Geração Z ou dos Millenials, tão voltados para a tecnologia e inovações. Mas a tecnologia não está presente apenas na vida dessas gerações, está presente na vida de todas as pessoas independentemente da idade. Hoje, ela faz parte da nossa rotina: aplicativos tornaram-se indispensáveis para a comunicação, para o lazer, entretenimento, trabalho e especialmente para a educação, considerando a situação pandêmica vivenciada por todos com a Covid-19, que levou empresas adotarem o home office e escolas adotarem o ensino remoto.

No caso das instituições de ensino, gestores, coordenadores, professores e alunos puderam utilizar novas ferramentas, que permitiram que mal ou bem, o ensino prosseguisse mesmo com alunos e professores fora da escola. Embora muito felizes de voltar às aulas presenciais, acreditamos que muitos vão continuar se beneficiando dos novos  recursos que experimentaram. Especialmente, os programas que possibilitam a comunicação em tempo real entre esses atores e que certamente continuarão fazendo parte da rotina da escola, mesmo após o fim da pandemia.

A adoção de diários de classes digitais, aulas e reuniões online, disponibilização de materiais, de atividades e a facilidade da comunicação promovidos pela tecnologia se provaram muito úteis. Além disso, é possível observar que, atualmente, o professor já enxerga a tecnologia como aliada. Graças a ela, educadores têm mais tempo para se atentar exclusivamente à continuidade de sua formação teórica e ao aprimoramento dos métodos didáticos, desenvolvendo novas formas de comunicação junto aos estudantes no cotidiano. Do ponto de vista dos gestores, as ferramentas tecnológicas proporcionam resultados mais efetivos em sua gestão, além disso, especialistas em gestão escolar afirmam que a comunidade escolar estará cada vez mais interessada em conhecer e experimentar inovações tecnológicas como o Gudstud, que possibilitam resultados positivos aos gestores escolares, aos professores, pais e alunos pois utilizam sistemas de gestão em nuvem o que garante destaque a escola frente aos seus concorrentes.